O QUE É ORTODONTIA??
É a especialidade da Odontologia que estudo o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições de leite, mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando as más oclusões dentárias.
Quais os tipos de correções dentárias?
O ortodontista, em geral, inicia seu tratamento com condutas mais simples, como a manutenção de espaços nos casos de perda prematura de dentes e vai até a correção dos casos mais complexos, como os tratamentos ortodônticos associados ao aumento ou diminuição cirúrgica dos maxilares.
QUAL É A FUNÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO ALÉM DA ESTÉTICA??
A função do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária, que é necessária para a correta mastigação. Com uma oclusão normal a saúde bucal é restabelecida e os problemas de respiração, deglutição e fonação são evitados.
QUANTO TEMPO DEMORA UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO??
A duração do tratamento ortodôntico é de difícil previsão, pois depende de fatores que vão das respostas biológicas de cada paciente à natureza da correção e a cooperação do paciente. De 24 a 30 meses é a duração média de um tratamento.
O PACIENTE SENTE DOR DURANTE O TRATAMENTO?
Na instalação do aparelho há uma certa sensibilidade, que poderá surgir também após cada ajuste promovido pelo ortodontista.
EXISTE POSSIBILIDADE DOS DENTES RETORNAREM A SUA POSIÇÃO INICIAL??
Os dentes não voltam à posição original, mas podem sofrer pequenas alterações depois do tratamento que podem estar relacionadas ao crescimento e às alterações funcionais. Porém, essa tendência pode ser minimizada através de um correto planejamento de todo o tratamento e do uso da contenção pelo paciente.
COOPERAÇÃO
A qualidade do tratamento ortodôntico se baseia fundamentalmente na cooperação do paciente. O esforço é igual ao resultado. Ele pode resultar em dentes bem posicionados, sem manchas e cáries no final do tratamento, ou o contrário. Nós não podemos controlar a escovação ou hábito alimentar, somente orientar como fazer da melhor maneira.
Um belo sorriso é a porta aberta para muitas oportunidades.
HÁBITOS ALIMENTARES QUE DEVERÃO SER EVITADOS
Escove os dentes logo e após as refeições, utilize o fio dental com a ajuda do passa fio. Não utilize palitos.
Evite usar os dentes anteriores para cortar os alimentos. Corte-os com a faca. Ex.: maçã, churrasco, sanduíches…
Evite alimentos pegajosos ou duros como chicletes, bala de goma, caramelo, torrone, pé-de-moleque, rapadura, amendoim, castanhas, nozes, coco, pistache.
É normal sentir dor nos primeiros dias após as ativações do aparelho. Se não conseguir mastigar alimentos, tome líquido e avise o ortodontista.
Não é normal o aparelho machucar a boca, se isso ocorrer avise o ortodontista.
Evite: pipocas, salgadinhos de pacote, bordas duras da pizza, pães amanhecidos, milho verde na espiga. Manga e maçã (poderão ser comidas se cortadas com a faca), chicletes doces duros e grudentos.
Diminua alimentos ácidos (coca-cola, limão), pois eles podem descalcificar os dentes.
Mantenha objetos de maior dureza fora de sua boca.
Use o bom senso quando for escolher os alimentos.
COMO FAZER A HIGIENIZAÇÃO DE SEUS DENTES COM O APARELHO FIXO.
- Comece com o fio dental sempre auxiliado com o uso do passa fio.
- Com pouco creme dental na escova, faça movimentos leves e eficientes para a limpeza dos dentes e aparelho, sem agredir a gengiva.
- Com a escova bitufo limpe entre os dentes onde a escova não alcança.
- Finalizando faça bochecho com loção anti-séptica. Seguindo estes critérios sua saúde bucal estará monitorada.